Obrigado amigo(a)s leitores.

Image Hosted by ImageShack.us

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Antes de tudo, Nos conhecendo melhor.

A todos os leitores,

Primeiramente, quero agradecer pelo seu carinho e tempo em ler este artigo...  Mas também, quero que  saibam antes de começarmos, que a partir de hoje não os considerarei apenas leitores,e sim meus amigos e companheiros na troca de informações.

Quando fui convidado (falo em nome da instituição Anjos do Resgate Mato Grosso) para participar no Jornal Saúde em Foco SP, fiquei imensamente agradecido e lisonjeado de ver que meu trabalho em divulgar para a grande massa leiga informações gratuitas e práticas sobre saúde, medicina, urgências, emergências e primeiros socorros tem começado a dar frutos.

Bem, primeiro antes de começar a escrever artigos e divulgar material no Jornal, quero me apresentar e contar um pouco sobre minha trajetória até este presente momento.

Antes de tudo quero pedir perdão, por meu mal português, pois estive fora do Brasil por muito tempo e retornando agora a pouco mais de um ano tento reaprender a escrever em nossa língua mãe.

Bem amigos, me chamo João Felipe Tavares e aos meus 13 anos de idade perdi meu pai em uma parada múltipla de órgãos.  Dos meus 13 aos 18 anos eu era apenas um garoto que queria crescer na vida. Me casei cedo, como todo bom Brasileiro instruído nas escolas públicas do Brasil e aos meus 18 anos de vida me mudei para a Europa (mais precisamente à Espanha), onde já residia um irmão mais velho, em busca de trabalho e de uma melhor oportunidade de vida, fui juntamente com minha mulher (hoje ex-esposa) sem nenhum conhecimento da língua espanhola ou do que era uma viagem internacional.

Na Espanha, conheci um (hoje grande) amigo Bombeiro de Navarra e voluntário do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que me ensinou muito sobre voluntariado.

Foi através deste amigo, Imanol Garcia, que aprendi que o ser humano é mais do que seu vizinho, ou aquele desconhecido que passa por você na rua. O ser humano é um potencial necessário de ajuda em questão de sobrevivência por motivos de nossa saúde. A partir dai, realizei cursos de socorrista na Espanha, e me tornei voluntário.

Também na Espanha conheci uma forma de ensino de primeiros socorros muito dinâmica, diferente do que vemos em outros países. Conheci um método de ensino se primeiros socorros para crianças em idade escolar.

Quanto terminei o curso, tive que retornar ao Brasil por motivos familiares, e quis trazer a forma de ensino do protocolo europeu ao Brasil, então fundei os Anjos do Resgate Mato Grosso, que podeis conhecer aqui:


Hoje, os Anjos do Resgate Mato Grosso não atua nas rodovias por não termos voluntários nem incentivos para tal. Então o que fiz foi registrar o Grupo de voluntários Anjos do Resgate - (GVAR) com estatuto, CNPJ, ATA de Fundação e criar um Manual de Conduta para dar a oportunidade de qualquer cidadão no Brasil ou no exterior possa atuar como socorrista voluntário. (necessário comprovação via documentos);

Trabalhei neste ano em que me encontro no Brasil na Construção da Arena Multiuso do Pantanal (Estádio de Cuiabá, para a copa do Mundo FIFA) ministrando cursos de primeiros socorros e como primeiro intervencionista em acidentes de trabalhadores no campo de trabalho. Hoje, atualmente estou atuando no SAMU de Cuiabá - MT.

A partir de hoje, estarei aqui também no Jornal Saúde em Foco SP divulgando e compartilhando um pouco do que aprendi em toda a minha vida dentro de uma ambulância nos serviços de resgate profissional e voluntário.

Postarei um artigo semanal em nome dos Anjos do Resgate Mato Grosso e estarei a disposição para sanar dúvidas, tanto no meu e-mail quanto no facebook pessoal ou até mesmo no facebook dos Anjos do Resgate Mato Grosso.



Espero poder passar meus conhecimentos de forma clara e aprender muito com todos vocês.

Anjos e Guerreiros Sempre.

João Felipe Tavares

Resgate de Trabalhador com Queda de Material
na Arena do Pantanal em Cuiabá - MT

Ministrando Curso de Primeiros Socorros para
Trabalhadores da Arena do Pantanal de Cuiabá - MT

Ministrando Curso de Primeiros Socorros para
Trabalhadores da Arena do Pantanal de Cuiabá - MT




Trabalho Voluntário com Crianças em Cuiabá - MT


Grupo de Voluntários Anjos do Resgate Mato Grosso




Um comentário:

  1. Parabéns João. Tenho aprendido muito sobre primeiros socorros através de suas postagens. Desejo muito sucesso e sei que teremos artigos interessantíssimmos vindos de você. Sou sua fã.
    Ana Flavia

    ResponderExcluir

Postagens Mais Lidas nos últimos 30 dias

Como consertar fraturas da Medical Animation

fonte: Tide Monteiro do diHITT

16/17 de Maio de 2009 - Céu Paz Jd.Parané - Coord.Juventude- Prefeitura da Cidade de São Paulo/SP

Nossos Leitores

Ação Global da Rede Globo 2011

Ação Global da Rede Globo 2011
Aconteceu no Pq. da Juventude no Carandiru dia 14/05