Obrigado amigo(a)s leitores.

Image Hosted by ImageShack.us

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Quinua - Conheça os benefícios do melhor alimento vegetal para consumo humano


Qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Acadêmia de Ciências dos Estados Unidos, por seu extraordinário valor nutritivo. Sendo comparada apenas, ao leite materno, com o valor de suas proteínas superior ao de todos os demais cereais.
Além das proteínas são encontradas: vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), B1, B2 e B3 (relacionados ao bom funcionamento do sistema nervoso central), B6 (ligada aos processos inflamatórios), E e C (antioxidantes, ou seja, previnem danos as nossas células) e os minerais, ferro (previne anemia); fósforo e potássio (ligado ao bom funcionamento dos músculos), magnésio (relacionados aos processos antiinflamatórios), zinco (constituinte do sistema imune) e o cálcio (contribui para boa formação dos ossos e dentes).
O grão é considerado ainda, boa fonte de fibras o que contribui para o bom funcionamento do intestino, colabora na absorção do colesterol e da glicose. Possui ainda alto valor energético e rico em ômega 3 e 6. Rico em fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Sendo este grão tão nutritivo, não é dificil entender por que ele é cada vez mais utilizado. Mas, como ele pode ser consumido?
Este cereal pode ser utilizado de diversas maneiras, tanto o grão, quanto a folha, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre. O grão, que é a forma de mais fácil utilização, e o mais fácil de ser encontrado, pode ser preparado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, preparado como arroz, e pode ainda ser utilizado no preparado de sopas, etc.  Pode-se utilizar também a farinha de quinua para o preparo de mingau, pães, pudins, massa de panqueca, bolos biscoitos, entre outros.
Além disso, este grão não possui glutén (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glutén).
E qual a quantidade de quinua deveríamos ingerir?
Recomenda-se o consumo diário, sendo que a quantidade mínima é de 3 colheres de sopa, podendo ser associada a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, para aumentar a absorção dos seus nutrientes.
Toda inserção de alimentos funcionais podem e deve serem intruduzidos em nossa dieta desde muito cedo, principalmente o quinua que em relação aos benefícios para o corpo humano, só perde para o leite materno.
Conheça a Medicina Ortomolecular e encante-se com a vida, com saúde e equilíbrio pode-se viver mais e melhor até o fim, a doença não é fator obrigatório para ela e sim  a saúde.
Atendimentos em São Paulo - (11) 98943-0227 claro ou (11) 8345-4851

Ingredientes
1 xícara ( chá ) de quinua
1/2 xícara (chá ) de cenoura ralada
1/2 xícara (chá ) de vagem cortadinha
1/2 xícara ( chá ) de couve-flor cortada em buquês pequenos
1/2 cebola (pequena ) picada
1 colher (sopa ) de aceite
2 colheres (sopa ) de alho-poró em rodelas finas
1/2 colher ( café ) de sal
Salsa picada à gosto
Tomilho a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
  1. Cozinhe a vagem e a couve-flor, deixando-as al dente e reserve;
  2. Ferva 1 xícara (chá) de água;
  3. Coloque a quinua para cozinhar na água fervendo por 10 minutos, mexa e reserve – a água vai evaporar quase toda;
  4. Refogue o azeite, a cebola, o alho-poró, até a cebola ficar transparente. Coloque a vagem, a couve-flor, a cenoura ralada, a quinua, a salsa, o tomilho, a pimenta-do-reino, o sal e misture bem por 2 minutos;
  5. Está pronta para servir! Prepare uma travessa caprichada.

Dica: Não jogue a àgua do quinua fora, reserve para cozinhar outros pratos, assim estará aproveitando suas vitaminas e minerais. Faça o mesmo com todos os legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Mais Lidas nos últimos 30 dias

Como consertar fraturas da Medical Animation

fonte: Tide Monteiro do diHITT

16/17 de Maio de 2009 - Céu Paz Jd.Parané - Coord.Juventude- Prefeitura da Cidade de São Paulo/SP

Nossos Leitores

Ação Global da Rede Globo 2011

Ação Global da Rede Globo 2011
Aconteceu no Pq. da Juventude no Carandiru dia 14/05