Obrigado amigo(a)s leitores.

Image Hosted by ImageShack.us

quarta-feira, 4 de abril de 2012

As 5 Necessidades Básicas do Ser Humano Segundo Abraham Maslow

Abraham Maslow foi um psicólogo de grande destaque por causa de seu estudo relacionado às necessidades humanas. Segundo ele, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica:


As necessidades fisiológicas que se encontram como base para a pirâmide, segundo Maslow, representam as necessidades relacionadas ao organismo como alimentação, sono, abrigo, água, excreção e outros.

As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas. São representadas por necessidades de segurança e estabilidade, como proteção contra a violência, proteção para saúde, recursos financeiros e outros.

As necessidades sociais somente aparecerão após as necessidades de segurança serem supridas. São necessidades sociais: amizades, socialização, aceitação em novos grupos, intimidade sexual e outros.

As necessidades de status e estima ocorrem depois que as necessidades sociais são supridas, são necessidades de estatus e estima a autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito dos outros, confiança.

As necessidades de auto-realização que se encontram no topo da pirâmide hierárquica é a moralidade, criatividade, espontaneidade, autodesenvolvimento, prestígio.

O ser humano busca sempre melhorias para sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é suprida aparece outra em seu lugar, tais necessidades são representadas na pirâmide hierárquica. Quando as necessidades humanas não são supridas sobrevém sentimentos de frustração, agressividade, nervosismo, insônia, desinteresse, passividade, baixa auto-estima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações.

Imagem: passadori



Redação:

Muitos perguntam o que é a Felicidade?
Felicidade é a realização plena do Ser, acredito que estando realizado em toda escala hierárquica da pirâmide de Maslow você se sentiria feliz, agora, na verdade, Felicidade, pode ser trocado por Saúde:  Física, Psíquica e Social, é assim que defino Felicidade, Bem Estar e Equilíbrio.
O Ser Humano não tem como estar feliz e realizado se as necessidades básicas asseguradas à ele, não forem cumpridas, para isto que buscamos o equilíbrio e equilíbrio em todo sentido do Ser, em todas suas Áreas de Atuação, Física, Psíquica e Social.
Algumas delas dependem exclusivamente de nós, somos responsáveis por buscar nosso equilíbrio naquilo que está ao nosso alcance, mas, há uma outra parte que cabe aos governantes nos suprir, os Direitos de Cidadania:

Como Cidadão você tem direito de:
  • Ir e vir em todo território nacional em tempo Paz;
  • Direito de igualdade perante a Lei;
  • Direito de não ser torturado e de não receber tratamento desumano ou degradante;
  • Direito a sua intimidade, sua vida particular, sua honra, sua imagem, à inviolabilidade de seu domicílio, de sua correspondência, de suas comunicações telegráficas, de dados e telefônicas;
  • Direito de liberdade de expressão de atividade artística, intelectual, cientifíca, literária, e de comunicação;
  • Direito de reunião e às liberdades políticas e religiosas;
  • Direito à Informação, Direito de propriedade;
Muito mais que isto, conheça a Nossa Constituição e os Nossos Direitos

Um grande abraço,


Rosângela Matos

5 comentários:

  1. Ta de brincadeira né?
    Só existe uma necessidade !!!básica!!! que o ser humano tem A SOBREVIVÊNCIA,as pessoas simplesmente se esquecem disso elevando valores superbolos para si mesmo,tendo em vista que,somente o fator básico de estar vivo deveria ser o suficiente para sermos felizes.

    ResponderExcluir
  2. Quem tá de brincadeira é você Gabriel!
    Concordo totalmente com o conteúdo do artigo.
    O ser humano está sempre procurando melhorar sua situação atual.
    A questão é que algumas coisas possuem prioridade e influenciam mais na felicidade do ser. A sobrevivência é um instinto, que seria classificado como necessidade básica ou fisiológica. Contudo, suprida esta necessidade, outras coisas entram em jogo, elevando o desejo para o próximo "andar" da pirâmide.
    Caso fosse tão simples, não existiria casos de depressão e suicídio.

    ResponderExcluir
  3. Amaior necessidade do ser humano é conhecer a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com anonimo...

    ResponderExcluir
  5. e conhecer e aseitar jesus

    ResponderExcluir

Postagens Mais Lidas nos últimos 30 dias

Como consertar fraturas da Medical Animation

fonte: Tide Monteiro do diHITT

16/17 de Maio de 2009 - Céu Paz Jd.Parané - Coord.Juventude- Prefeitura da Cidade de São Paulo/SP

Nossos Leitores

Ação Global da Rede Globo 2011

Ação Global da Rede Globo 2011
Aconteceu no Pq. da Juventude no Carandiru dia 14/05